O Jardim-de-Infância da Associação de Assistência de Vila Boim localiza-se na freguesia denominada de União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim, concelho de Elvas, distrito de Portalegre.
Vila Boim possui uma área de 25,5 km2, acerca de 10 km da cidade de Elvas e tem 1224 habitantes (INE, Recenseamento Geral da População,2011), sendo que 12,6% são crianças entre os 0 e 14 anos de idade, 10,4% jovens entre os 15 e 24 anos, a população ativa representa 51,1% da população e os idosos representam 29,9% com a predominância do sexo feminino.
Em Vila Boim, localiza-se a escola Básica Integrada 1,2,3 com Jardim-de-Infância que recebe alunos não só residentes de Vila Boim como também de outras freguesias rurais do concelho, designadamente da Terrugem, Santa Eulália, São Brás e são Lourenço, Vila Fernando, Barbacena e São Vicente e Ventosa, uma vez que as escolas da cidade de Elvas estavam sobrelotadas.
As principais atividades económicas que se encontram em Vila Boim são a agricultura, produção de azeite, azeitona de mesa e pasta de azeitona, restauração, comércio, transporte de mercadorias, pecuária, produção de enchidos de carne e reparação automóvel.
Em termos de património histórico, esta localidade apresenta uma grande riqueza, com destaque para as igrejas de S. João Batista do séc. XVIII e S. Francisco inaugurada em 1741 e também os passos da Via Sacra. Vila Boim conta com nove fontes: Fonte das Bicas, Fonte do Regato das Pias, Poço do Rossio, Fonte das Fontanas, Fonte do Baldio, Fonte da Madalena, Fonte de Stº António, Fonte do Castelo e o Nascente do Vaca que tem aproveitamento para o abastecimento público.
Instalações
História
O Jardim-de-Infância de Vila Boim foi inaugurado a 09 de setembro de 1967.
A sua construção foi “sonhada” pelo presidente da direção da “Liga dos Unidos de Vila Boim”, Francisco António Braz, cuja intenção passava por ajudar as mães que iriam trabalhar e assim poderiam deixar os seus filhos ao cuidado de alguém.
Com o esforço da Liga e Povo de Vila Boim, foram ultrapassadas as dificuldades financeiras, burocráticas e logísticas e concretizou-se o grande objetivo de Francisco Braz, a construção do Jardim-de-Infância. As obras decorreram entre Junho de 1966 até meados do ano de 1967. Nesta primeira fase foi construído o rés-do chão com cozinha, refeitório, dormitório, sala de trabalhos, gabinete da direção, gabinete médico, três espaços para sanitários, recreio coberto, recreio descoberto e uma passagem para a Rua de Elvas.
A 14 de junho de 1968 foi criada pela Liga a Associação de Assistência de Vila Boim, Instituição Particular de Solidariedade Social, à qual foi cedido o edifício com o objetivo de prestar apoio às crianças e famílias de Vila Boim.
Em Setembro de 1968 foi entregue assim à Associação de Assistência de Vila Boim o Jardim-de-Infância, onde se passou a chamar de “Jardim-de-Infância Francisco António Braz”.
Mais tarde, em 1971, surgiu a necessidade ampliar o edifício e construir assim um 1º andar, onde passou a constar uma sala de reuniões, Dormitório, Arrecadação, Sala de Trabalho, Gabinete da Direção e Arquivo, Sanitários e dois acessos por escadas, um interior e outro exterior.
Atualmente o Jardim de Infância desenvolve três respostas sociais: Creche (o aos 3 anos), Pré-Escolar (dos 3 aos 5 anos) e ATL (dos 6 aos 14 anos), existindo Acordos de Cooperação com o Instituto da Segurança Social e no caso do Pré-escolar também com a Direção Regional de Educação.
Para além do apoio social na área da Infância, a Associação de Assistência de Vila Boim, conta também com as respostas sociais para a Terceira Idade. Em 1990 foi criado o Centro de Dia, em 1995 o Serviço de Apoio Domiciliário e mais tarde, em 2002 abriu a Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas.
A Associação de Assistência de Vila Boim, enquanto IPSS, tem como missão o apoio social à comunidade e associados, em todas as fases da sua vida, com relevância para a infância, juventude e terceira idade.
Como dizia D. Umbelina Fonseca, numa sessão solene a 31 de Agosto de 1968, aquando o descerramento da lápide que dá o nome do Presidente da Liga Regional “os Unidos de Vila Boim” ao Jardim-de-Infância:
E este é o nosso propósito, continuar a obra e apoiar o Jardim-de-Infância da Associação de Assistência de Vila Boim, melhorando continuamente os serviços prestados, empreendendo com mudança e inovação todas as respostas sociais, de modo a obter a satisfação dos clientes e suas famílias.